terça-feira, agosto 28, 2007

Entenda os Press Releases

A tradução de Press-Releases é um grande filão na imprensa especializada nacional. Com apenas um Press-Release, estes sites conseguem produzir três ou quatro notícias, batendo de forma tranqüila a meta de notícias diárias para um final de semana de corrida.

Mas... O que dizem os Press-Releases, na verdade? O Red-Bulletin, nossos concorrentes “quase independentes” da equipe Red Bull nos explicam, de forma bem didática, como podemos interpretar os textos divulgados pelas equipes de mídia das equipes de Fórmula 1. Ficam os agradecimentos a esta iniciativa da Red Bull, que nos ajuda a compreender melhor o que se passa neste mundo obscuro das Assessorias de Imprensa -que, de forma até inacreditável, conseguem arranjar assunto para falar bem dos mais diversos abortos da sociedade moderna, como os políticos corruptos, os pagodeiros e a Honda F1 desta temporada.

Como estamos em momento de contenção de gastos (nossos computadores Positivo da redação foram confiscados pela lodjinha de senhor Klein) estamos copiando a tradução do texto feita por nosso amigo do Blog F1 Grand Prix (que dizem os rumores, chama-se Gustavo). Aliás, fica a sugestão, visitem o blog do cara, que é bom. Até mesmo nós, da redação do Worstlap, lemos o blog dele. Hã? Não... Ele não fatia os Press-Releases das equipes para bater metas... O jornalismo brasileiro ainda tem salvação.


Entenda os press-releases da Fórmula 1 com o Red Bulletin

Você teve dois fins de semana sem um Grande Prêmio, então aqui está um utilíssimo Dicionário Red Bull, para relembrá-lo do que todos esses press-releases realmente tratam (...) por favor, acompanhe abaixo:

"Não temos planos de trocar algum de nossos pilotos no futuro próximo".
Significa: "Nós temos planos de trocar um de nossos pilotos na segunda após a corrida".

"O carro abandonou com uma pane elétrica".
Significa: "O motor falhou, soltou um pistão para o outro lado do bloco onde acabou cortando a corrente elétrica, causando a pane".*
* = Se você corre com um motor cedido por uma montadora, em hipótese alguma você pode ter uma falha de motor.

"Nós não sabemos com quanto combustível os outros times estão andando na classificação".
Significa: "Nós estamos em apuros porque somos mais lentos que nossos adversários. Na verdade, é pior do que isso porque estamos muito, muito mais lentos do que eles, que têm combustível suficiente para correr dez voltar a mais do que nós na primeira parte da corrida".

"Mas o carro tem um bom ritmo em situação de corrida. Então, devemos ir bem no domingo".
Significa: "Nosso carro é simplesmente mais lento, mas se ficarmos no meio do pelotão sem chance de ultrapassagem, podemos alegar que tínhamos um pacote competitivo e ninguém vai saber que estávamos mentindo".

"Sabíamos que nosso carro ia ter problemas nesse tipo de circuito".
Significa: "Nosso carro tem problemas em qualquer tipo de circuito feito de asfalto e com curvas e retas".

"Tenho uma ótima relação com meu companheiro de equipe".
Significa: "Eu sou confortavelmente mais rápido que o meu companheiro de equipe".

"Tenho uma boa relação de trabalho com meu companheiro de equipe".
Significa: "Eu odeio meu companheiro de equipe (...) Ele não lembra o nome dos mecânicos, quase nunca testa e ainda assim simplesmente aparece e pilota o carro, sendo mais rápido do que eu. E a namorada dele ainda é muito mais gostosa".

"Um primeiro dia de treinos difícil, em que tivemos problemas para achar o balanço correto para o carro. Ainda precisamos completar nosso programa de testes com os pneus".
Significa: "O carro é horroroso e o único balanço que eu posso fazer é o da minha conta bancária. Sobre a escolha de pneus, vamos decidir com uma moeda no bar do hotel essa noite".

"No ano que vem, nós devemos estar em condições de lutar por vitórias de forma consistente".
Significa: "Nós havíamos dito exatamente a mesma coisa no ano passado, mas com sorte ninguém vai perceber que estamos nos repetindo".

É claro, nenhum desses comentários se referem aos press releases da Red Bull Racing e da Toro Rosso, que são sempre honestos, decentes e verdadeiros.

2 comentários:

Speeder76 disse...

Ahhh... os press-releases. Quem engana quem?

Blog F1 Grand Prix disse...

A Red Bull é uma equipe especial mesmo. Quando os caras estão inspirados, os textos são simplesmente sensacionais!

Cara, não tenho como agradecer seus elogios, valeu! Em tempo: meu nome é Gustavo mesmo. Nesse caso, os rumores são verdadeiros hehehe

Grande abraço!