quinta-feira, setembro 13, 2007

Caindo do cavalo

Vida de editor não é fácil... Veja um acompanhamento feito minuto a minuto do que aconteceu neste dia histórico para a Fórmula 1 nas redações do mundo, inclusive aqui nas suntuosas Worstlap Towers. O personagem principal é o editor, o texto é feito em primeira pessoa. O horário que postamos é o de Brasília, para facilitar nosso público alvo.

4h30. Começa a reunião. Worstlap está de plantão, com toda a equipe. O editor, o comentarista meia-aliche-meia-mussarela Cláudio Com-a-sunga, o repórter Toninho Pizza, o estagiário Ângelo... Tá todo mundo aqui. O que será que vai acontecer? Vamos pensar num lead pra agilizar o trabalho. “Mclaren é punida e perde todos os pontos...”? Ah... Não. Muito clichê. Vamos ver o que o Autosport publica.

6h00. Ah... Tá demorando... Não tem uma pizzaria aberta por aí não? Hein? Largo da Concórdia? Tem uma padaria que faz pizza? É... Pode ser. Vamos fazer uma boquinha lá.

8h40. O que? Intervalo para almoço? Como é que os caras param uma reunião dessas para o almoço? E vai demorar mais? Vocês estão de brincadeira! Voltam só às 11h00? Como é que pode? Três horas de almoço? Como é que pode? Eles estão de brincadeira.

11h25. Ah... Voltaram.

12h25. Como é que é? Punida? Excluída da temporada 2007 e 2008 da Fórmula 1?

12h25m25s. Hã? É isso mesmo? Então beleza. Saiu na Autosport, está cravado. É verdade. A Mclaren está fora do Mundial de 2007 e 2008.

12h28. O que? Copiamos a notícia? Obvio. Seguimos as informações dadas por este informativo. Hein? Crédito? Isso é o de menos. O importante é que a Mclaren tinha sido excluída. Quem deu o furo* não importa. Ta lá. (*Nota. Furo é notícia em primeira mão)

12h30 Hã? Barriga*? Não, não... Na Autosport não tem isso. (*Nota. Barriga é sinônimo de notícia furada)

12h31. Hã? O Autosport saiu do ar? Como o Autosport saiu do ar? Como é que pode. Justo agora que eles iam explicar melhor o que aconteceu?

12h32. Apagaram a notícia? Como é que pode?!

12h32m20. Como é que alguém crava que a FIA, uma entidade ilibada e de passado de punições severas e cruéis –mais ou menos como o Senado brasileiro- excluiu a Mclaren de um campeonato? É ingenuidade. Acreditar em duendes. Você só pode estar louco!

12h32m57. É isso mesmo. Que absurdo! Como é que pode, um site deste porte e dessa credibilidade cometer um erro primário desses?

12h34. Ah... Vou subir uma notinha sacaneando os caras... “Por cinco minutos site de notícia crava que Mclaren subiu no telhado”... hehehe É isso mesmo. Vamos sacanear os caras.

12h36. Beleza. Vamos publicar. Hã? Claro. Com crédito. Como é que esses caras dão uma barriga dessas.

13h10. Mas não saiu nada ainda? Ah, então vamos sacanear os caras... Vamos levantar a capivara do nego que cometeu esse absurdo. Hein? Qual que é o nome do cara.

13h25. Ahá! Tá aqui o nome dele. E agora posa de bom moço, postando um pedido de desculpas em nome de todo o site. Ah... Agora é tarde. Tira a nossa nota do ar. Faz de conta que não caímos nessa desses caras.

13h40. Então. Vamos fazer o seguinte. Vamos fazer um levantamento da vida pregressa do cara. Temos o nome infeliz que colocou esta notícia furada no Autosport. Vamos começar pelo começo. Quantas barrigas assim os caras deram nos últimos dias?

13h42. CPF? Estado civil?

13h45. Ahá! Falamos com duas ex-mulheres do cara. Ele está devendo pensão alimentícia. Tá no Serasa também...Hein? Filho fora do casamento?

13h50. Tá bom. Não tem histórico de outras barrigas, então... A gente tem? O que? Subaro Imprensa? Martin Tomzyck tcheco? Valentino rossi na Kawasaki? Com pneus da Dunlop? Imagine. Ninguém viu. Ninguém lê notícia de outras categorias...

13h58. Multa por excesso de velocidade? Não gosta de futebol? Dá vexame quando bebe demais?

14h10. Ah... Se encontrou com um cara meio suspeito? Meio gordinho? Boina, calça e colete de couro preto e sem camisa? Hum... Bom, bom... Vamos acabar com a vida desse filha da mãe.

14h25. O que? Resultado final? Pizzada? Não, não. Isso não é importante. Vamos acabar com a vida desse cara da Autosport.

16h10. Pronto. Temos aqui um dossiê sobre a vida pregressa do cara. É um safardana mesmo... Vou publicar isso e vamos acabar com a credibilidade desses filhas da mãe.

16h12. Ah... um minutinho só. A pizzada da manhã não me caiu bem. Com licença.

16h19. To de volta. E aí? Saiu alguma coisa?

16h20. O que?! Perdemos o furo? Putz! Como é que você não me avisou disso antes?

16h40. Pronto... Pronto... Tá no ar? O que? Duas horas de atraso? Ah... Imagine. Nem foi tanto assim. Vamos mexer um pouco no horário do site, e parece que foi dado na hora certa...

16h42. Hã? Não batemos as metas de notícias? Ah... Pega o release da Mclaren e picota ele em vinte. Eles estão chateados em um, eles pretendem ganhar a corrida em outro, e fica tudo certo. Agora me dá licença que a rebelião da azeitona da pizza ainda não acabou.

3 comentários:

Blog F1 Grand Prix disse...

hahahaha belo texto! A "barriga" da Autosport, realmente, foi uma vergonha. Culpa de uma assessora da FIA que entrou na sala de imprensa de Spa e deu essa notícia equivocadamente...

Grande abraço!

Anônimo disse...

Esclarecedor :D

Felipe Maciel disse...

Você não podia perder essa oportunidade ne hehehehe